terça-feira, 17 de novembro de 2020

Sonha, menina! Sonha!

Depois de três livros infantis escritos (A Aventura da Pulguinha Aurora, Aurora Pelo Mundo Mágico da Amizade e De Pernas P´ro Ar — ainda no forno) é agora altura de me desafiar e partir para outros mundos.

É com um tremendo orgulho que partilho convosco a primeira imagem da Coletânea "O Tempo das Palavras com Tempo", que será publicada brevemente e da qual sou coautora com o conto "Por Ti".

Se há 10 anos me dissessem que o meu nome iria configurar uma lista de autores numa coletânea ou que, ao fazer uma pesquisa no google com o meu nome este iria surgir enquanto escritora de livros infantis, dificilmente acreditaria e largaria uma gargalhada típica de quem sempre se habitou a rir de si próprio. Contudo, quer a vida nos encher de surpresas e nos colocar perante caminhos que julgamos impossíveis.

Nunca me identifiquei com o meu signo, nem liguei muito a esses misticismos, para ser honesta. A vida fez-se dura e foi preciso acreditar muito em mim para perceber que só dessa forma atingiria objetivos, no entanto, algumas características de Peixes pareciam roçar qualquer coisa que me era familiar. Fala-se de pessoas sonhadoras e criativas, e eu, que até de dia consigo sonhar, nunca compreendi que as artes não se limitavam ao quadro pintado a aguarela, à casa chinesa construída com palitos de fósforo (saudades tuas, avó Graciete) ou do jeito para as malhas ou o croché. Levei tempo a perceber que a escrita era também uma arte. A minha. Aquela, dentro de todas, que melhor faço. Que melhor sei. Que mais gosto.

Sou mãe, filha, mulher, esposa, amiga, governanta e escritora, porque, como tão bem gosto de explicar: Nenhum de nós é uma única coisa, mas sim, as experiências, ensinamentos e aprendizagens que nos levaram ao exato lugar que ocupámos.

Que nunca nos faltem sonhos por concretizar.

Deixo-vos a sinopse do meu conto, que se apresenta num registo totalmente diferente daquele que o meu público se habitou, ainda assim, espero que gostem, que se emocionem.

A todos vós que gostam de ler-me, o meu muito obrigada.

"Laura sempre vivera em casas munidas de gritos que ecoaram ao longo da sua vida e a levaram a relações disfuncionais e a distorções daquilo que deveria ser o amor. Tudo muda quando conhece Bruno e se apaixona, irremediavelmente, pelas suas palavras, beleza, jeito meigo e beijos calorosos. O namoro escala e dá lugar ao casamento. Laura respira felicidade, mas, sem se aperceber, o relacionamento começa a transformar-se em algo ruidoso, contudo ainda desconhecido para ela, que a leva a submeter-se às vontades do marido, anulando, de dia para dia, as suas.

As decisões que toma, enquanto mulher dedicada em exclusivo ao casamento, começam a ter consequências e Laura vê-se sozinha, desamparada, sem amigos ou família a quem recorrer, por vergonha e medo, quando o seu mundo lhe foge debaixo dos pés e é agredida pela primeira vez. 

Empenhada em salvar o seu casamento e ser feliz ao lado daquela pessoa que não consegue deixar de amar, a sua vida passa a ser uma luta constante entre a utopia daquilo que projetou para si, e a realidade, tão longínqua, daquilo que realmente vive.

Por aguentar um casamento violento e abusivo, julga estar a ser recompensada quando descobre que está grávida. Aquele estado de graça passa a ser, no seu ponto de vista, a causa e a consequência de tudo o que ficara para trás, e que o que acontecera até então deverá ser esquecido e perdoado em prol da criança que está para chegar.

Invadidos por uma alegria nova e contagiante, Laura e Bruno preparam-se para a segunda ecografia quando algo corre terrivelmente mal.

Estará Laura preparada para tomar a maior e mais difícil decisão da sua vida e sobreviver às suas repercussões?"






 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Só as mães sabem

Amar-te. É sentir saudades tuas todos os segundos, mesmo que estejas a meu lado. É ser irracional e querer cuidar-te sempre. Para sempre. Co...