segunda-feira, 26 de junho de 2017

Ainda fumas?

Enquanto fumadora desde os 16 anos que sempre, mas sempre disse, ao estilo mantra que, se não deixasse de fumar antes, deixaria quando pensasse em engravidar!
Isso aconteceria num futuro bastante distante e como tal teria tempo suficiente para planear toda uma conversa sobre o assunto, consultas, análises, aconselhamento e por ai, e ao fim e ao cabo, quando fosse altura, talvez, se calhar, com jeitinho, até aconteceria de forma muito natural! Mas especialmente porque eu era aquela gaja chatinha que mesmo enquanto fumadora (moral do caraças, hem?!) dizia às minhas amigas fumadoras que engravidavam que tinham que deixar! Ah mas já deixaste de fumar, certo? Tens que deixar agora, senão deixas quando? Pelo menos já reduziste, certo? Breu, breu, breu, pardais ao ninho!

Pois bem! eis que a "Je" descobre que está grávida assim meio aos trambolhões, como já aqui foi relatado e decide reduzir logo para dois cigarros por dia, na esperança de, com o tempo, a coisa ir passando, porque, ai de mim continuar a fumar grávida depois de tudo o que apregoei durante anos!
O dito tempo passa, e no meu íntimo a coisa começa a processar-se da seguinte forma: 
Mas eu não enjoo esta merda porquê?? Isto ainda me sabe bem, mas com uma mistura de sentimento de culpa! Aii meu rico filho/a que já está a ser intoxicado com fumo! Mas porque é que não consigo deixar de fumar??! 
Dois dias, estive dois dias sem fumar, e tive taquicárdias e tremeliques, fui ao médico e expliquei-lhe a situação à qual ele me responde que tenho que encontrar o equilíbrio entre o meu bem estar e o estado de ansiedade que também vai fazer mal (e muito) ao bebé!

Ok! 

E isso agora quer dizer o quê?? Vou continuar a fumar?? Vou deixar?? Ai de mim ser aquela fulana sentada no café com um barrigão de 7 meses e de cigarro na boca! Detesto, detesto, detesto!
Porque esta teoria (minha, confesso) que assim que soubesse que tinha uma vida a crescer dentro de mim, psicologicamente seria impensável continuar a fumar e deixaria; é toda muito bonita, mas não passa de teoria! Sim, é verdade que sabemos disto tudo, que somos adultos formados e informados sobre este assunto, que sabemos todos os malefícios do tabaco mas, infelizmente, esta porcaria deste vício não desaparece por artes mágicas "só" porque estamos grávidas!
Era tãoooo bom que assim fosse, mas não é! E quanto mais pensamos em deixar, mais nervosas ficamos, porque sabemos que estamos a fazer mal ao bebé das duas maneiras!
E permanecemos neste conflito interno que nos magoa, nos fere, nos custa! Que nos faz sentir logo, ainda sem as críticas desmesuradas de quem nos observa, que somos más mães e ainda a criança não nasceu! 
Mães e mulheres em geral que não são fumadoras, a sério! Nós, as más da fita, fumadoras, grávidas, más mães logo à priori,  percebemos o vosso ponto de vista, aceitamo-lo, concordamos convosco,  e por vezes, até queremos acreditar que estão a julgar-nos com a melhor das intenções! Mas a nós custa-nos e magoa-nos o que fazemos, mais a nós do que a qualquer mirone que nos observa ao longe, por isso, por favor, não caguem sentença sobre um assunto que não conseguem ter sequer uma breve noção do que é e guardem as vossas opiniões tão bem formadas bem dentro dos vossos pensamentos, onde não ferem ninguém! Nós sabemos, não precisamos que nos crucifiquem mais!
Às mães ex-fumadoras que conseguiram com uma perninha às costas tal feito, os meus honestos parabéns, porque este desmame é difícil p'ra xuxu!
E quanto a mim, sempre ouvi dizer: "Pela boca morre o peixe" e até calha bem visto que nasci a 1 de Março!


Beijinhos!! 




4 comentários:

  1. Experimenta falar com o médico sobre o cigarro electrónico. Mantens os níveis de nicotina no organismo para não te sentires ansiosa e reduzes à grande os níveis de químicos cancerígenos que o cigarro tem ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica Carmo :) na próxima consulta falo com ele :) Bjns **

    ResponderEliminar
  3. Sempre fiz cara feia quando via uma grávida com um grande barrigão a fumar.
    Ora, depois engravidei... foi horrível, o cigarro sabia me bem mas depois ficava a roer os miolos até ao próximo cigarro.
    Então tive uma ideia... decidi que não ia fumar na rua. Sempre que saía leva pastilhas e bebia muita água (mesmo sem vontade)... podes imaginar o stress...
    Mas resultou!!!
    Aos poucos, a vontade foi desaparecendo e quando chegava a casa, as vezes, nem me lembrava de fumar.
    Quando dei por mim já não fumava há mais de 2 semanas... tornou-se fácil... e acabei por encontrar um equilíbrio (e até deixei as pastilhas elásticas) lol
    Mas tenho que admitir que ajudou muito o To também ter deixado de fumar :)

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo teu comentário Patrícia :) tenho funcionado da mesma forma, salvo raras excepções... e tem resultado, pelo menos, reduzi e muitooo!! E ajuda bastante o Ricardo ter reduzido também ;) :* Beijinhos

    ResponderEliminar

Só as mães sabem

Amar-te. É sentir saudades tuas todos os segundos, mesmo que estejas a meu lado. É ser irracional e querer cuidar-te sempre. Para sempre. Co...