sexta-feira, 16 de junho de 2017

Vamos lá falar de nomes!

Pois é! Parece fácil, mas não foi!
Aparentemente escolher o nome para o primeiro filho/a deveria ser uma tarefa bastante fácil, ou seja, para quem já imaginou a vida toda que iria ser mãe, os nomes, à partida, já estariam mais do que escolhidos, pensados, seleccionados, vistos os significados e todas aquelas coisas inocentes e parvas que nós mães, fazemos!
Mas não! Pois claro que não! Parece que afinal a criança tem um pai!! Pois é!! E este (quem diria) também quer ter voto na matéria!
Ah mas ele vai ceder às minhas sugestões, de certeza, são nomes tão bonitos! Ele vai gostar, tenho a certeza!
Pensei eu na minha ingenuidade! Mas não! É que sabem, eu tive a sorte de "escolher" um marido fantástico, que irá ser, sem dúvida nenhuma, um pai ainda mais fantástico, mas ao que parece o gajo tem opiniões bem formadas também e não foi cá nas minhas cantigas...
Pois bem, comecei eu: 
- Alice, tem que ser Alice, adoro Alice, é tão mágico, tão doce, tão crist...
Tão País das Maravilhas - corta ele! Arrghhh!!!!
- Dilar, diz-me ele. Era o nome da minha avozinha, e eu gostava tanto dela, é incomum e eu adoro...
O QUÊ??!! DILAR!!?? é que nem pensar!! não me leves a mal, respeito a memória da tua avó, mas para mim, dizer Dilar ou cartão é assim a mesma coisa...isso não me diz nadinha!! Nem pensar!!
- Pilar, sugere ele - Ricardo tu és arquitecto e queres uma filha chamada Pilar?! e se for menino? vai ser Cabouco?? (eu sei, eu sei.. não resisti a uma boa velha piada)
- Afonso - diz ele (ok, passamos para os meninos, isto realmente com as meninas não está fácil!)
Não, não quero nomes acabados em "o", respondo eu.
O QUÊ?? como assim? nomes acabados em "o"??
Eu explico a quem lê, eu sou Algarvia, mas assim uma Algarvia de gema, de Lagos, e como tal, não pronuncio a letra "o" no final das palavras. Quem é Algarvio de Lagos ou arredores, sabe exactamente do que falo, quem não é pode sempre ver um dos episódios do Moce dum Cabreste onde isto é explicado, mas para vos matar a curiosidade é o seguinte: eu sei como se escreve, como se lê e como se pronuncia correctamente, felizmente fui bem ensinadinha na escola, mas se há coisa que eu gosto e prezo é a minha origem e o meu sotaque, adoro! Dessa forma, nomes terminados em "o" ditos por mim, saem qualquer coisa assim: Afonse, Gonçale, Rodrigue, Ricarde (sim, o meu marido também não se safa).
Ele abana a cabeça e ri-se descaradamente da minha parvoíce, enquanto explico a minha teoria/dificuldade, e nomes acabados em "o" ficam excluídos, portanto, esta foi a primeira cedência da parte dele! Boa! 1-0, Susana a ganhar!!
- Guilherme, sugiro eu! Achas?? para depois chamarem Gui??!! Nem pensar!!

Isto durou algum tempo sem chegarmos a conclusão nenhuma...decidimos que se acabássemos mesmo por não deliberar nada em conjunto, que o nome do nosso filho/a seria escolhido à sorte, papelinhos para dentro do saco, duas sugestões de menina, duas de menino de cada um de nós, e o que saísse, seria a escolha!! 
A sério? chegamos a isto!! pensei eu, enquanto continuamos a rir da nossa tolice!

Mães e Pais que têm filhos com os nomes acima mencionados, as minhas desculpas, mas como se pode ver, um de nós gostava, o outro não, por isso só estava perdido a 50%. De qualquer forma, como diz uma amiga minha "se gostássemos todos do mesmo, coitadinho do amarelo"!

Beijinhos!!





2 comentários:

  1. http://nomesportugueses.blogspot.pt/

    Visite este site, tem tudo sobre nomes :) (o site não é meu, apenas gosto de ir lá espreitar de vez em quando)

    ResponderEliminar

Só as mães sabem

Amar-te. É sentir saudades tuas todos os segundos, mesmo que estejas a meu lado. É ser irracional e querer cuidar-te sempre. Para sempre. Co...