quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Gravidez vs Exercício Físico

Não! Nunca fui aficionada do exercício físico! Confesso, admito, assumo! E se na escola, nas aulas de educação física o meu período vinha, no mínimo, umas quatro vezes no mês - Ai professor estou com umas dores, nem me consigo mexer...! - depois de adulta a coisa não mudou muito, só já não tenho um professor para me desculpabilizar!
Mas acontece que depois dos vinte o corpinho já não é o mesmo, a gravidade começa a dar de si e coisas como celulite e estrias começam a aparecer!
Ora bem, entre deixar de comer bolos, batatas fritas, gelados, croissants e molhos de tomate, e ir para o ginásio, pareceu-me que começar a pagar a alguém para me ir cansar e transpirar, seria a decisão mais sensata!! (Adultos...pfff).
Também não era novidade que a coisa começava muito bem, cheia de pica, energia e boas intenções (especialmente, boas intenções) e durava assim...um mês!
Aborrecia-me daquilo! Não gosto de me cansar, não gosto do cumprimento de horários enquanto obrigações, e sim, sou daquelas que hoje é porque está frio, amanhã porque está calor, depois está vento, doí-me a cabeça ou dormi mal...sim, desculpas tão boas como outras quaisquer! Mas fazia, e ironicamente até fazia bem. 
Antes de engravidar andava empenhadíssima nas aulas de Jump e de Localizada, e era ver-me aos saltos que nem uma gazela...!
No meio disto tudo, o dito corpinho até nem estava uma desgraceira completa...mas, digamos que o sofá, series e o "dolce fare niente" sempre me foram bem mais apelativos!

Chegou a gravidez e a necessidade de mexer, um bocadinho que fosse, os músculos. 
Ah porque facilita o parto; Ah faz tão bem ao bebé e à mãe; Exercício nunca fez mal a ninguém!
E pronto, lá fui eu para as aulas de Pilates, as melhores e mais aconselhadas durante a gravidez.

1ª Aula (pensamento da grávida - 5 meses de gestação):

- Prof: Vamos descer devagarinho, vértebra por vértebra, até chegarmos ao chão ou ao máximo que conseguirmos.

- C'um caraças, mas que cena é esta!? Parece que o estômago me chega ao queixo! Mas pelo menos alcanço o chão...yeahhh!! Ainda 'tou cheia de elasticidade! 
Pfff...que calor! Jesus! Qu'é isto?! Ai já sinto o coração a bater na cabeça e o sangue todo a descer...bom já chega, vou-me levantar! 

- Prof: Vamos deitar de barriga para baixo....

- Ok, bora lá...

- Prof: Não! Não, para si tem que ser outro exercício, agora não se pode deitar assim!

- Ah pois é...ok (cara de tacho)

- Prof: Sente-se de pernas cruzadas e estique os braços, inspire e expire sempre com a bacia e coluna direitas.

- Ah na boa, ainda me consigo sentar assim, impecável!... Uii que dores nas costas, a barriga está toda encolhida, isto não deve ser bom...inspira, expira, ok...outra vez...inspira, expira....que cansaço, senhores!! Mas nem me estou a mexer! Pareço um texuguinho gordo! Aii não consigo, vou-me esticar para trás! Aiii que alivio!! Aii não, a ciática!! Pfff!!!

- Prof: Vamo-nos pôr de quatro, e enquanto estica a perna direita, estica o braço esquerdo, expira e inspira e depois do outro lado, perna esquerda, braço direito.

- Ah este é fácil! Expira, inspira; expira, inspira! Aiii que dores de barriga! O QUE É ISTO AGORA?? Gases, claro! Aii que dores, caraças! Estão mesmo metidos aqui por baixo das costelas do lado esquerdo!! 

A aula acaba e enfio-me rapidamente na wc do ginásio, nada! Não sai nada!
Entro no carro quase a correr e começo a ficar mal disposta, vómitos, dores de barriga e calafrios!
Chego a casa o mais depressa que consigo e só tenho tempo de ir para a casa de banho. Vomito e de seguida fico sentada no trono uns bons 30 minutos, fico mal disposta o resto da noite e não consigo, sequer, jantar!

Semana seguinte, e lá vou eu novamente para a aula.
O processo repete-se, mas não chego a vomitar, fico só mal disposta e enjoada!

Dois dias depois nova aula, encolhe daqui, estica dali, contrai do outro lado. 
Dores de barriga novamente. Condução à pressa novamente. Vomito novamente e 30 minutos no trono novamente, só para não fugir à rotina!

O Ricardo chega e digo-lhe: Vomitei outra vez!

- A sério? Definitivamente não dás para isso! Tu e o exercício físico não combinam!

- Lá está! Não é que eu não queira! Estou a tentar! O meu corpo dá-me sinais, tenho que ouvi-los, não achas? Talvez experimente a natação! - Explico-lhe eu.

- Cheira-me que é possível que te afogues!! - Diz-me ele, com ar de gozo e consternação, enquanto se ri e me faz festas na cabeça!


















1 comentário:

  1. Pois...eu na gravidez fiz estas aulas, que não são bem pilates e nao é bem ginástica...é mesmo especifico para a gravidez e não nos sentimos a vomitar.
    Muito bom mesmo. Compara e vê a diferença
    http://instituto4life.com/servicos/pre-parto/mama-fit-relax/

    ResponderEliminar

Só as mães sabem

Amar-te. É sentir saudades tuas todos os segundos, mesmo que estejas a meu lado. É ser irracional e querer cuidar-te sempre. Para sempre. Co...